6 passos para planejar o fechamento de sacadas em seu condomínio

6 passos para planejar o fechamento de sacadas em seu condomíni

Cuidar de todas as tarefas que aparecem dia após dia em um condomínio não é algo fácil, verdade seja dita. E quando surge a necessidade de pequenas obras, é normal que o síndico ou administrador fique confuso e não saiba nem por onde começar.

 

O envidraçamento de varandas é uma dessas emergências que demandam engajamento da administração para manter todos os andares seguros, principalmente para as famílias que possuem crianças.

 

E é nesse momento que o planejamento conta como um fator de peso, tanto para a tranquilidade em todas as etapas da obra, quanto para o resultado final, que deve superar não somente as expectativas do síndico, mas de todos os residentes do condomínio.

 

1- Defina o tipo de vidro

 

O primeiro passo para planejar o fechamento de sacadas é definir o material que será utilizado. Aqui, é importante fazer uma reunião com os condôminos para averiguar as opiniões e pedir sugestões de todos que desejam a realização da obra.

 

Atualmente, o vidro temperado é a opção mais utilizada. Isso porque, ele confere excelente resultado estético e ainda atenua os ruídos externos, funcionando como uma verdadeira cortina de vidro com isolamento acústico.

 

2- Faça uma pesquisa de orçamentos

 

Após definir o material, é chegada a hora de pesquisar preços e negociar orçamentos. Para facilitar, crie uma lista com os nomes das empresas de envidraçamento de sacada disponíveis em sua cidade, junto ao telefone ou e-mail.

 

Ou, se preferir uma forma mais ágil, solicite um orçamento nos formulários de contato dos sites corporativos que entregam a mensagem diretamente ao responsável pelo atendimento. Dessa forma, você economiza tempo e consegue abordar um grande número de fornecedores em apenas um dia.

 

3- Faça uma pesquisa de qualidade

 

Optar pelo preço mais baixo nem sempre é a garantia de uma obra com o melhor custo-benefício. Portanto, fazer uma pesquisa de qualidade torna-se imprescindível, tanto para entender como funciona o trabalho do possível prestador, quanto para concluir se existe, de fato, a qualidade que você busca para a obra do condomínio.

 

Esteja atento a questões como: vedação contra água, vento e poluição; estrutura dos trilhos, grau de transparência; isolamento térmico; limpeza e manutenção. Além dessas, certifique-se de que a empresa possui um compromisso real com os seus clientes e garante a entrega do serviço no prazo combinado.

 

4- Visite instalações que já foram atendidas e o próprio fornecedor

 

Com os dados coletados no passo anterior, escolha duas empresas que parecem atender às expectativas para a obra. Pergunte ao gerente de cada uma delas se existe uma galeria de obras e se é possível visitar uma instalação que já foi atendida para verificar o trabalho final. Procure também visitar as instalações desse possível fornecedor para conhecer de fato o porte e estrutura da empresa a ser contratada.

 

Assim, você obterá dados concretos sobre a qualidade da atuação da empresa, excluindo qualquer dúvida que ainda não tenha sido sanada.

 

5- Defina o fornecedor

 

Pronto. Agora você tem a pesquisa de orçamento e qualidade, e ainda tirou a prova dos nove analisando presencialmente o trabalho das empresas! Assim, fica fácil definir o fornecedor.

 

Mas atenção: com a escolha feita, lembre-se de confirmar questões referentes ao contrato, prazo mínimo e máximo para a obra, manutenção e formas de pagamento.

 

6- Faça uma reunião final com os condôminos

 

Por fim, é necessário comunicar aos condôminos sobre a escolha do fornecedor e explicar como e quando as obras serão iniciadas. O ideal é fazer uma reunião para demonstrar todos os dados coletados −pesquisa de orçamento e qualidade – de modo que todos concluam que não havia melhor decisão a ser tomada.

 

Caso ocorram divergências, reafirme que foram feitas várias análises e a que administração do condomínio baseou sua decisão no melhor custo benefício para todos os residentes.

CTA para síndicos - varanda, sacada, envidraçamento de varanda, envidraçamento de sacadas

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento