Conheça os 8 tipos de coberturas para varandas e sacadas

iStock / Getty Images Plus / nobtis A cobertura de vidro é a melhor opção para varandas e sacadas, uma vez que une beleza e praticidade.

Instalar uma cobertura na varanda ou sacada da residência é uma opção muito vantajosa para os moradores, já que o local ganha não apenas no quesito estético, mas também no que diz respeito a conforto e bem-estar. Isso porque investir em uma cobertura faz com que o ambiente se torne mais agradável, bonito e funcional, além de mais fácil de limpar e mais privativo.

Combinar funcionalidade com um plano estético agradável, porém, pode ser um grande desafio: existem diversos materiais que podem ser usados para fechar a varanda de variadas maneiras, e a escolha influencia diretamente na incidência de luz, nas possibilidades de decoração e na forma como o local será utilizado.

Cobertura de vidro: a melhor opção

Uma cobertura de vidro é sinônimo de sofisticação, luminosidade e conforto, já que permite aos moradores admirar o céu sem ter que sair de casa. Além disso, esta é uma opção que permite a entrada de luz natural, gerando economia de energia elétrica, e ainda proporciona uma boa visibilidade da área externa — ajudando a passar uma sensação de amplitude interna.

Veja mais benefícios de uma cobertura ou telhado de vidro neste post!

Outros tipos de coberturas para varandas e sacadas

Madeira

Indicada para quem gosta de um toque rústico, a madeira pode ser uma opção que oferece um belo efeito estético. Porém, é necessário ficar muito atento aos cuidados associados à preservação do material.

Toldos

É uma medida simples para coberturas para sacadas e pequenas varandas, mas que não oferece muitas vantagens estéticas e práticas. Esta opção, inclusive, não confere segurança à residência — uma preocupação muito relevante nos dias atuais e que é suprida pela cobertura de vidro.

Telhas

É outra opção tradicional, fazendo com que a varanda seja uma continuação do telhado. Trata-se de uma alternativa econômica, mas que fecha o espaço por completo, descaracterizando a varanda ou sacada.

Concreto

A ideia é dar um ar sóbrio e rústico, protegendo grandes espaços de convivência. A grande vantagem é a resistência e a durabilidade, mas o concreto também fecha totalmente a sacada, descaracterizando-a.

Metal

As coberturas de metal cabem bem na criação de pequenos ambientes em varandas grandes, como espaço de bar e da churrasqueira.

Policarbonato

Assim como o vidro, tem a distribuição e luminosidade como principal característica por ser um material transparente.

Bambus

Para quem quer conferir um ar rústico, sem perder o charme, o uso dos bambus na cobertura é uma alternativa excelente, embora também seja frágil.

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento