Como a cortina de vidro influencia o isolamento térmico e acústico

Como a cortina de vidro influencia o isolamento térmico e acústico

Ter uma sacada com envidraçamento não é apenas uma questão estética. Especificamente, as cortinas de vidro podem ir muito além de meras placas elegantes de superfície transparente, atuando também no isolamento térmico e acústico da varanda.

 

E exatamente por isso, elas podem ser consideradas como funcionais, agregando conforto em termos de temperatura e reduzindo a incidência de ruídos externos que tanto incomodam aos residentes de áreas afetadas pela intensa sonoridade urbana.

 

A composição e o processo de fabricação das cortinas de vidro explicam o porquê dessa funcionalidade. O vidro temperado, por exemplo, é produzido a uma temperatura de 700°C que faz a estrutura tornar-se completamente rígida e resistente a impactos.

 

Por outro lado, o vidro laminado adquire sua solidez por meio de uma arquitetura planejada, que une duas lâminas de vidro comum em uma película. Isso confere o famoso aspecto “anti-quebra” já que em casos de impacto, os estilhaços não se espalham pelo chão.

 

Isolamento Acústico

 

A cortina de vidro atenua os ruídos de baixa frequência (sons graves) e a redução na frequência é bastante perceptível em locais onde as ondas sonoras são variáveis, como em apartamentos próximos a distritos industriais, estúdios de música e aeroportos.

 

Isolamento Térmico – Bloqueio dos raios UV e controle da temperatura

 

Para quem não quer abrir mão da luminosidade natural no ambiente, mas ao mesmo tempo necessita do máximo conforto térmico, encontra na cortina de vidro a solução exata. Isso porque, a composição do material conta com substâncias capazes de bloquear os raios ultravioletas, que são prejudiciais quando incidem em excesso. Além disso, com a aplicação de películas especiais, é possível diminuir ainda mais a incidência de raios UVA e UVB.

 

Fazendo a instalação da cortina de vidro

 

Antes de optar pela instalação da cortina de vidro para o bloqueio térmico e acústico, é fundamental fazer uma pesquisa de qualidade entre os fornecedores da sua região. Não se esqueça de ler atentamente as cláusulas do contrato de serviço que explica sobre o prazo de instalação, manutenção e garantia.

CTA para proprietários - varanda, sacada, envidraçamento de varanda, envidraçamento de sacadas

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento