Descubra as principais causas para avaria do vidro para sacada de apartamento

iStock / Getty Images Plus / JohnDWilliams Defeitos de fabricação, problemas de instalação e ocorrência de batidas fortes são alguns dos principais causadores de avarias no vidro da sacada.

A sacada envidraçada é capaz de tornar o apartamento mais aconchegante, já que o espaço que poderia ser utilizado apenas em dias de sol e de clima mais quente se torna parte dos ambientes da casa ao longo de todo o ano, independentemente das condições climáticas.

Apesar de oferecer vantagens, a sacada de vidro exige cuidados específicos, uma vez que a estrutura pode sofrer avarias que podem exigir a manutenção do sistema. Infelizmente, existem casos em que não há manutenção possível, especialmente quando ocorrem avarias nos vidros. Nessas situações, é preciso realizar a troca do vidro da sacada, um procedimento que exige mais investimento e pode ser complexo.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental ter alguns cuidados para garantir uma maior durabilidade dos vidros da sacada. A principal medida preventiva diz respeito a evitar as principais causas que levam à avaria do vidro. Descubras quais são essas causas e saiba como evita-las:

Principais causas de avaria no vidro da sacada

Defeito de fabricação

Quando o vidro vem com algum defeito de fábrica (observado por pequenas fendas ou bolhas), há riscos maiores de quebra. Esse risco fica maior de acordo com o tamanho do vidro. No caso das sacadas, se esse problema for identificado, ideal é solicitar a troca para evitar acidentes e possíveis dores de cabeça.

Problemas de instalação

Durante a instalação do vidro temperado, são necessários alguns cuidados para que o material não acabe sendo lascado, riscado ou arranhado enquanto é manuseado. Colocar o vidro direto em contato com a alvenaria também não é correto, sendo que o ideal é que seja colocada uma borracha ou plástico para evitar o impacto ao abrir e fechar a sacada.

Se o coeficiente de dilatação do material não foi levado em conta durante a instalação, o risco de quebra também existe, e é preciso ter uma folga entre cada vidro instalado.

Ocorrência de batidas fortes

Bater no vidro pode não fazer com que ele quebre imediatamente, mas causa pequenas avarias que, futuramente, podem levar à quebra. É preciso, portanto, sempre ter cuidado ao abrir a sacada de vidro, puxando uma porta de cada vez e com delicadeza. Evite bater as portas umas nas outras e na alvenaria da sacada.

Contato direto com metal

Ao fazer a instalação do vidro temperado na sacada, ele não deve ficar em contato direto com o trilho de metal que garante sua abertura: é necessário que a parte de cima e de baixo do vidro sejam recobertas com borracha ou silicone para garantir a proteção do material. Outra opção é apostar no trilho de plástico. Isso porque a dilatação do metal pode causar atrito e até mesmo tirar pequenas lascas do vidro.

Cortes feitos no material

O vidro temperado precisa ser adquirido no tamanho exato a ser utilizado. Isso porque, após passar pelo processo que o deixa mais resistente, ele não pode sofrer novos cortes. Caso isso seja feito posteriormente ao vidro deixar a fábrica, o material se torna mais frágil e já pode ser considerado danificado.

Envidraçamento de sacada: como evitar avarias no sistema?

Considerando as principais causas de avarias no vidro de uma sacada envidraçada, podemos dizer que o uso incorreto do sistema influencia pouco na deterioração da cortina de vidro. Em geral, ao usuário cabe apenas a tarefa de realizar uma limpeza adequada e adotar cuidados básicos com a manutenção do vidro. Na verdade, uma instalação adequada dos vidros é o principal fator que minimiza as avarias.

Para que o envidraçamento da sacada seja feito com qualidade e sem riscos de avarias ao sistema, portanto, é essencial que você procure por uma empresa certificada e qualificada a realizar este tipo de serviço. É o caso da HS Envidraçamento, que atua no ramo há mais de 15 anos e conta com profissionais capazes de fazer a instalação do vidro com o máximo de cuidado e atenção aos detalhes. Entre em contato e solicite um orçamento!

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento