Entenda qual a diferença entre sacada e varanda

Terroa / iStock / Getty Images Plus As sacadas se diferenciam das varandas por serem protegidas com guarda-corpo, evitando acidentes e garantindo a segurança das pessoas que frequentam o local.

Na hora de comprar, alugar ou até construir um imóvel, é muito comum surgirem dúvidas com relação à nomenclatura de determinados cômodos e espaços. Uma das confusões mais comuns diz respeito aos conceitos de sacada e varanda, que geralmente são considerados como termos sinônimos — o que não é verdade.

Se você também fica um pouco confuso na hora de saber qual é qual, confira a seguir quais são as principais diferenças entre uma sacada e uma varada e saiba como identificar cada uma dessas estruturas:

Definição de sacada e varanda

O que são varandas?

As varandas podem existir tanto em casas quanto em apartamentos. Nas casas, ficam localizadas junto à porta da frente, enquanto em apartamentos podem estar conectadas diretamente à cozinha ou à sala, desde que estejam também na entrada.

Em outras palavras, podemos dizer que a varanda é como se fosse o cartão de visitas de uma moradia e a primeira impressão que um visitante tem dela. O tamanho da varanda é indiferente, e este é um excelente espaço para ser decorado com cadeiras, plantas e outros elementos capazes de embelezar o cômodo e garantir o bem-estar de todos.

É muito comum que as varandas se tornem uma extensão da sala de estar, oferecendo aos moradores e seus visitantes momentos de lazer, entretenimento e tranquilidade. Atualmente, as varandas têm ganhado também novas roupagens, surgindo como uma boa alternativa para a instalação de um espaço gourmet com churrasqueiras, cooktops e outros elementos.

O que são sacadas?

As sacadas, por sua vez, são espaços menores e que podem estar conectados tanto com uma janela quanto com uma porta. Podem estar presentes nos mais diversos cômodos, desde a sala de estar, como em quartos e cozinhas.

Diferente da varanda, a sacada é prontamente percebida, já que possui um visual que fica destacado da construção. Também podem estar presentes tanto em apartamentos como em casas, e neste último caso, ficam localizados em andares mais altos.

Há sacadas dos mais diversos formatos, desde as mais pequenas e discretas até as maiores, capazes de se transformarem em uma sala inteira. Tudo vai depender da escolha de arquitetura feita durante o projeto da residência.

Quais as diferenças entre varanda e sacada?

Além de essas duas estruturas serem discrepantes em suas características básicas, as sacadas se diferenciam das varandas por serem sempre protegidas com guarda-corpo, estrutura que evita acidentes e garante a segurança das pessoas que frequentam o local. Esta proteção pode ser feita em concreto, madeira, ferro e também em vidro temperado.

O envidraçamento de sacadas é uma solução muito eficiente para quem deseja ampliar o espaço de casa, deixando o local ainda mais charmoso e seguro. Neste caso, as sacadas acabam se tornando verdadeiros cômodos, podendo abrigar móveis e churrasqueiras.

O sistema de envidraçamento oferecido pela HS Envidraçamento é composto por modernos e luxuosos painéis de vidro que deslizam e giram, permitindo a abertura total da cortina para a entrada de água e luz no ambiente. Solicite um orçamento e saiba como deixar sua casa ainda mais bela e aconchegante!

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento