Envidraçamento automático ou manual: qual a melhor escolha para varandas pequenas de apartamento?

iStock / Getty Images Plus / baona Fechar a varanda do apartamento com vidro traz uma série de vantagens, como maior segurança e melhor aproveitamento do espaço.

À primeira vista, o questionamento do título deste post pode parecer sem sentido para muitas pessoas. Isso porque, pensando de maneira prática, a tendência é que as opções automatizadas sejam mais benéficas do que realizar a ação manualmente, poupando tempo e esforço por parte do usuário.

Entretanto, a escolha entre automático e manual nem sempre é tão simples assim, e pode envolver questões como preferência estética, características de uso do imóvel e capacidade de investimento do usuário. Por isso, falar em “melhor escolha” é sempre relativo e deve ser uma questão avaliada de maneira individual.

Quais as vantagens de fechar a sacada com vidro?

Fechar a sacada de um imóvel com vidro traz uma série de vantagens para quem habita o local, tais como: maior segurança, aprimoramento estético da fachada, conservação dos móveis, manutenção da limpeza e valorização do imóvel. Isso porque o vidro é capaz de impedir a entrada de ventos, chuvas, poeira e poluição, tudo isso sem prejudicar a visibilidade da varanda.

Além disso, os benefícios de um sistema de envidraçamento incluem a ampliação da área útil do imóvel, o que é bastante vantajoso para quem mora em apartamentos pequenos. O dispositivo também funciona como um eficiente equipamento de segurança, impedindo acidentes com animais de estimação e crianças pequenas.

Envidraçamento automático ou manual?

Muito mais do que um sistema “abre-fecha” motorizado, o envidraçamento automático permite que a cortina de vidro seja movimentada a partir de um simples toque no controle remoto. Dessa forma, evita-se a manipulação humana da estrutura, o que pode evitar uso incorreto e desgaste da estrutura.

Além disso, o sistema automatizado permite que a varanda seja aberta ou fechada de maneira prática e rápida, sem que o usuário precise parar suas atividades apenas para movimentar o vidro. Este tipo de envidraçamento também oferece maior acessibilidade, já que pode ser facilmente manuseado por qualquer pessoa.

Para quem ainda não está convencido das vantagens do envidraçamento automático, é possível incluir opcionais como sensor de temperatura, sensor de presença e sensor de vento. Cada uma dessas funções garante a abertura ou fechamento da varanda assim que forem detectadas alterações como excesso de calor no ambiente interno, correntes de vento e presença de pessoas.

Ficou interessado? Solicite um orçamento com a HS Envidraçamento!

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento