Telhado de sacada: saiba porque escolher vidro temperado para o espaço

iStock / Getty Images Plus / JacquesPALUT varandas e sacadas são ambientes perfeitos para receber um telhado de vidro, ampliando o espaço útil do imóvel.

Indicado para quem deseja ter um ambiente com iluminação natural e que permita a visualização do céu sem ser afetado por intempéries, o telhado de vidro é uma excelente alternativa para economizar energia elétrica, além de fazer com que o imóvel ganhe em sofisticação, estilo, conforto e seja mais sustentável.

Sacada com telhado de vidro: quais as vantagens e desvantagens?

Varandas e sacadas são ambientes perfeitos para instalar um telhado de vidro, permitindo que espaço útil do imóvel seja ampliado e proporcionando mais elegância ao local. Hoje em dia, muitos projetos de arquitetura utilizam telhas e coberturas de vidro para criar efeitos de luz e fazer um acabamento mais elegante no ambiente.

Como desvantagem, por outro lado, o vidro é um material que pode ser frágil, especialmente se for muito fino ou de qualidade inadequada. Quando o vidro utilizado não é resistente o suficiente, ele pode não suportar mudanças climáticas e impactos, o que resulta em quebra. Além disso, o vidro pode contribuir para a retenção de calor em ambientes em que a incidência de raios solares é muito intensa, deixando o local muito quente.

Cuidados na hora de escolher o tipo de vidro para seu telhado

Para que a estrutura do telhado de vidro da sua sacada seja segura e durável, é fundamental que o material utilizado seja resistente às variações de temperatura, a impactos e à pressão do vento. Em geral, existem dois tipos de vidro que geralmente são utilizados em telhados: o laminado e o temperado.

O primeiro tipo é composto por duas chapas unidas por camadas de uma película plástica chamada polivinil butiral (PVB), que proporciona isolamento acústico e bloqueio da radiação solar. A desvantagem deste material é que ele não oferece alta resistência mecânica e nem suporta baixas temperaturas, fatores que fazem com que o vidro laminado não seja indicado para sacadas, especialmente as localizadas em áreas onde venta muito ou o inverno é muito rigoroso.

O vidro temperado, por sua vez, passa por um tratamento térmico em seu processo de fabricação: o material é submetido a temperaturas que podem passar dos 600°C e, em seguida, passa por um resfriamento controlado. O choque térmico faz com que o vidro tenha sua resistência mecânica aumentada, assim como seu nível de dureza. Como consequência, o vidro temperado é até seis vezes mais resistente que o vidro laminado.

Além da alta resistência, escolher o vidro temperado para o telhado da sua sacada possui a vantagem de que este material fica totalmente estilhaçado em caso de acidente, reduzindo o risco de que ocorram cortes graves. Para ampliar ainda mais a segurança oferecida pelo vidro temperado, é possível aplicar películas que bloqueiam os raios ultravioleta e prendem os estilhaços, evitando que eles caiam nos andares inferiores.

Solicite um orçamento para sua sacada!

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento