Veja os benefícios de uma sacada articulada e como preservá-la

iStock / Getty Images Plus / onlyyouqj A sacada articulada é perfeita para quem deseja uma utilização mais ampla de seu espaço, permitindo fácil manuseio e adaptação do ambiente.

A maioria dos projetos arquitetônicos atuais apresenta um conceito em que as sacadas são percebidas como um anexo secundário da sala de visitas ou do quarto de dormir. Com a instalação de um sistema de envidraçamento da sacada, porém, é possível tanto incorporar este espaço ao cômodo como fazer da sacada um ambiente novo e protegido.

A sacada articulada é uma excelente opção para quem deseja aprimorar a estética e funcionalidade de sua residência, uma vez que o envidraçamento permite uma utilização mais ampla da sacada — em qualquer horário do dia, independentemente da incidência de luz externa e da ocorrência de chuvas. Caso o clima esteja favorável, é possível aproveitar a função articulada para abrir o vidro, deixando o ambiente respirar.

Principais benefícios da sacada articulada

Proteção contra ventos e chuvas

O sistema de envidraçamento permite fácil manuseio e adaptação do ambiente às mais diversas situações. Um dos problemas recorrentes das sacadas é justamente a exposição à poeira, mudanças climáticas e outros elementos do ambiente externo.

Além de proteger a casa desses agentes, a sacada articulada não perde a funcionalidade em momento algum. Também é possível optar pela utilização de vidros com propriedades que filtram os raios solares e sistemas com sensores que identificam a incidência de ventos e chuvas, fechando o vidro automaticamente assim que percebe essas variações climáticas.

Privacidade e segurança

A sacada articulada também é um fator que confere maior privacidade e segurança aos moradores da casa. Isso porque, além de garantir o fechamento da varanda com vidro, esta é uma solução que permite a instalação de um sensor de presença, capaz de identificar intrusos e impedir que o vidro se feche quando há alguém por perto, evitando acidentes.

No que diz respeito à segurança, o sistema também impede a ocorrência de acidentes e quedas de crianças e animais de estimação — uma preocupação muito relevante principalmente para quem mora em andares mais altos de prédios.

Como preservar sua sacada articulada?

Além de ter o cuidado de sempre utilizar a sacada articulada da maneira correta e com segurança, cabe ao usuário do sistema apenas a tarefa de manter os vidros e as peças sempre limpos. A manutenção deve ser um processo contínuo: é preciso estar sempre cuidado do patrimônio para evitar os problemas mais comuns da varanda envidraçada.

Para garantir preservar a estrutura, também é recomendado que seja realizado um serviço de manutenção de sacadas de vidro pelo menos uma vez por ano. Esta é uma tarefa que deve ser executada por um especialista capaz de avaliar as condições dos painéis articulados e identificar possíveis problemas. O profissional também se responsabiliza por verificar o momento certo para fazer a troca dos vidros da sacada, seja por defeito ou por algum tipo de desgaste.

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento