Veja por que optar pelo fechamento de varanda com vidro temperado é uma boa escolha a longo prazo

iStock / Getty Images Plus / RomanBabakin O vidro temperado passa por um tratamento térmico que aumenta sua resistência mecânica e nível de dureza, se tornando muito mais resistente que o vidro laminado.

Quando o assunto é envidraçamento de varandas, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao melhor material a ser utilizado. Isso porque existem duas opções a serem aplicadas: vidro temperado e vidro laminado. Para entender qual a melhor escolha entre elas, vale a pena conhecer as diferenças entre os tipos de vidro:

Qual a diferença entre vidro temperado e vidro laminado?

O vidro temperado é considerado um vidro de segurança, pois passa por um tratamento térmico específico, em que é submetido a temperaturas que variam de 600 e 700°C e depois passa por um resfriamento controlado para que o choque térmico aumente sua resistência mecânica e nível de dureza. Com isso, a peça de vidro se torna até seis vezes mais resistente que outros tipos de vidro, como o laminado.

A segurança do fechamento de varanda com vidro temperado pode ser ainda mais eficiente com a utilização de uma película incolor. Caso o vidro quebre, por exemplo, a película irá garantir que os estilhaços se mantenham presos. A película também bloqueia pelo menos 98% dos raios ultravioletas que atingem o vidro e são potencialmente nocivos à pele humana e aos móveis do ambiente.

O vidro laminado, por sua vez, é formado por pelo menos duas placas de vidro comum que são unidas por camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Se for quebrado, os estilhaços do vidro laminado se prendem nessa camada intermediária. Este tipo de vidro possui pequenos índices de resistência a impactos e diferenças inesperadas de temperatura. Graças a sua baixa resistência mecânica, o vidro laminado não é muito indicado para o fechamento de varandas, principalmente em regiões com ventos fortes.

O que é recomendado pela Norma NBR 16259?

Como se tratam de materiais que requerem segurança, existem algumas normas e padrões para Sistemas de Envidraçamento de Sacadas. Segundo o item 5.1 da Norma NBR 16259, quando o sistema faz uso de painéis em vidro, esse deve ser ou em vidro temperado ou vidro laminado. Quando o sistema é com vidro temperado, ele atende às exigências da NBR 16259, resistindo aos impactos. Já quando o vidro laminado é usado, ao se quebrar, não há atendimento aos requisitos mínimos de segurança.

Seguindo o item 5.1 da NBR 16259, o fechamento de varanda com vidro temperado é a melhor opção. O material deve levar em consideração todos os valores de pressão, além dos critérios impostos para cada região do país. Entre em contato com a HS Envidraçamento e tire todas as suas dúvidas sobre a legislação.

Solicitar Orçamento Solicitar Orçamento